FALE CONOSCO

D.O.M Escola de Dança e Teatro
(41) 3076-0107
dom.escola@gmail.com
ENVIE SUA MENSAGEM

ENDEREÇO

Rua Santo Amaro, 119 - Água Verde
Curitiba - PR

Aulas de dança no inverno

Jul 6, 2017

Dança

O meio do ano chegou e com ele chega o frio também. A atenção com o cuidado do corpo precisa redobrar, principalmente quando vamos fazer alguma atividade física. É importante ter alguns cuidados essenciais para enfrentar as baixas temperaturas. A falta de aquecimento e alongamento podem ocasionar lesões. Por isso, vamos dar algumas dicas para auxiliar você a fazer aula com muita disposição mesmo nos dias frios:

 

1 – Chegue antes de começar a sua aula

Em dias mais frios, apesar da vontade de ficar de baixo das cobertas por mais tempo, é importante chegar com antecedência em sua aula de dança. Antes do início da aula é indicado que você se aqueça com alguns movimentos, o aluno pode começar fazendo aquecimentos simples sozinho. Entre tantos exercícios indicamos fazer os mais simples para começar a preparação:

• Flex e ponta

• Borboletinha

• Mexer a cabeça para frente, atrás, para o lado e o outro

• Movimentar os ombros juntos e um de cada vez.

Em seguida, o restante do aquecimento será feito dentro da sala de aula com o acompanhamento do professor, confira o próximo tópico.

 

2 – Aquecimento

É muito importante aquecer o corpo antes de qualquer exercício e até mesmo em qualquer temperatura. Porém em temperaturas baixas a atenção para o aquecimento precisa ser redobrada. O aquecimento é indispensável para qualquer aula de dança, sendo o primeiro exercício a ser executado. Ele prepara o corpo para a atividade física, aumentando a frequência cardíaca e a circulação de sangue pelo corpo, prevenindo lesões. O corpo precisa estar preparado para o restante da aula que cobrará muito esforço físico. Por isso não chegue atrasado para não perder nenhum exercício de aquecimento. Confie no seu professor e faça os exercícios completos.

Exercício da aula de Jazz da Diretora e Professora Carla Morais

 

3 – Roupas específicas

Em dias frios é comum as bailarinas virem com muitos casacos para se protegerem do frio, mas isso afeta a disciplina e o rendimento da modalidade. Por isso, é aconselhável apostar nas roupas próprias da dança. Existem polainas, para aquecer os tornozelos e colo de pé, perneiras e calças para proteger as pernas, meia calça de lã, casaquinhos e blusas ideais para a atividade física, em que não atrapalham o movimento do corpo e a realização dos passos. Todos os itens devem ser justos para não dificultar a correção técnica de seu professor, por isso não é aconselhável o uso de moletom, cachecol, entre outros acessórios, pois os mesmo dificultam a execução e correção dos movimentos. 

 

Selfie da Madrinha Artística na D.O.M com traje completo de inverno

Essas são algumas dicas para que suas aulas de dança continuem sendo prazerosas mesmo em dias muito frios. Não deixe de fazer aula por indisposição ou preguiça, vale a pena seguir esses passos para que suas aulas tenham maior qualidade e rendimento.

Boa aula! <3