FALE CONOSCO

D.O.M Escola de Dança e Teatro
(41) 3076-0107
dom.escola@gmail.com
ENVIE SUA MENSAGEM

ENDEREÇO

Rua Santo Amaro, 119 - Água Verde
Curitiba - PR

A Dança como importante componente cultural da humanidade

Apr 16, 2018

Dança

Mais do que uma característica essencial de uma sociedade, a cultura pode ser considerada como o elemento principal que difere uma nação de outra. Os costumes, a música, a arte e, principalmente, o modo de pensar e agir, fazem parte da cultura de um povo e devem ser preservados para que nunca se perca a singularidade do coletivo em questão. Neste texto vamos falar da cultura explorada através da Dança.

Como frisou Canevacci (1990), o “corpo é um mapa cultural” por isso a dança tem papel fundamental na sociedade como fator de desenvolvimento pessoal e coletivo. Sempre esteve presente em todos os grandes momentos da história e faz parte do nosso cotidiano. Hoje se torna muito fácil se falar em dança, uma vez que a mesma está inserida em diversos ambientes acessíveis. Encontramos Dança na televisão, nos clipes, novelas, filmes, desenhos, dentro de academias, performances urbanas e entre tantas infinidades.

A Dança sempre acompanhou a evolução da humanidade e por incrível que pareça, esteve presente desde tempos primitivos. Junto dela vem com uma grande garde de expressão e registrando através dos movimentos seus momentos históricos, sendo considerada a primeira manifestação corporal do emocional humano.

No contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina Artes e nas atividades rítmicas e expressivas da Educação Física. Na disciplina, arte da dança é trabalhada como atividade e linguagem artística, forma de expressão, socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal. 

É através da cultura que carregamos a grande carga de tradição e história de um povo. Então está aí a grande responsabilidade que a dança tem como precursora disso. Enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em conquistas de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

Dançar faz bem pra vida <3

Matiely Semiguem Artista - Pesquisadora em Dança